sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Humanidade da Sua Resistência

Humanidade 2012 - estrutura monumental montada no Forte de Copacabana. 
Crédito: Divulgação


A fila para entrar na exposição concebida magnificamente por Bia Lessa no Forte Copacabana, batizada de Humanidade 2012, continua se renovando. A espera é de em média duas horas.
Para tentarem acolher esta enorme procura, aumentaram o horário, fixando o fechamento às 22:00h com a última entrada às 21:00h.
Não há um modo de acelerar a entrada na exposição, pois a estrutura montada tem um limite de resistência determinado a cinco mil pessoas.
A lucidez dos projetistas está em determinar e fazerem respeitar esse contingente máximo. Mesmo diante de uma eventual pressão para acolherem um pouco mais, o limite deve ser seguido.
A consciência do grau de suportabilidade mantem com rigor o fluxo possível para a preservação de tudo.
Essa estrutura e todo o seu cálculo de suportabilidade me fazem pensar na nossa estrutura psíquica, que é também concebida como um projeto. E, como tal precisa de uma determinada engenharia e previsões de suportabilidade e manutenções.
Nossa estrutura nos fornece a capacidade análoga a da exposição, de acolhermos sob nossa responsabilidade direta sem partilhas um certo número de pessoas e os respectivos pesos inerentes a responsabilidade que temos em relação a cada uma delas.
No nosso imenso pavilhão psíquico, vamos colocando tantas coisas e pessoas: trabalho, telefonemas, marido, mulher, filhos, sogra, sogro, mãe, pai, irmão, menos horas de sono e mais horas de atividade. Parece que quanto mais eficientes somos, sucesso garantido e a fila para acolhermos aumenta. Até quanto? Até quando?
Portanto já é fácil compreender que quando uma pessoa se sente desabando, está ultrapassando o limite de sua resistência.
De onde surge essa resistência?.
O famoso Ego é o fornecedor da resistência psicológica e é também o sinalizador da chegada aos limites.
Por isso é muito bom aprender a ler as mensagens que ele envia a nós.
Ter este saber bem sabido, é se capacitar da organização de si mesmo diante das sucessivas demandas de responsabilidade que a vida nos apresenta.
Em uma entrevista para o Caderno Ela de junho, a Chefe de Gastronomia Flávia Quaresma, narra que percebeu que havia algo errado depois de uma crise de labirintite, ainda no Carême, e de ter trocado o menu de uma festa. Juntou, o diagnóstico médico de estresse e colesterol altíssimo à percepção de que estava vivendo apenas para o trabalho. Decidiu mudar.
Freud afirmou que a tensão interna é sentida pelo Ego como desprazer.
A partir deste dito freudiano, podemos começar a identificar a nossa chegada ao limite de suportabilidade. Quando começamos a acordar sentindo um desprazer que nos acompanha durante o dia e se renova em outros. Atenção: Sinal Amarelo. Estamos acolhendo mais de "cinco mil" pessoas e temos que nos organizar com coragem para estabelecer prioridades e esperas.
Pense. Se os organizadores da exposição no Forte Copacabana, sentissem culpa e por causa dela abrissem o espaço para todos de uma só vez, o que aconteceria?
Teríamos uma catástrofe.
Pois é... Preciso dizer algo mais?
Mas vamos mais um pouco em nossa compreensão.
Uma pessoa desaba pelo desânimo que o Ego começa a fornecer. Se não o escuta neste primeiro sinal, ele manda outro, a irritabilidade. Não tem gente que parece “Pessoa Granada”: você encosta e ela explode? Hummmm... Já está com a estrutura comprometida... o desabamento e o Sinal Vermelho virão, em breve...
Vontade de nada fazer, tédio, irritabilidade, ressentimentos adquiridos por excesso de suscetibilidade, mudanças de humor bruscas, falta de foco. Atenção. A Estrutura Ruiu.
Estabeleça espaço só para você.
Observe, todo estabelecimento fecha um dia para receber os cuidadores. Naquele dia, não há espaço para acolhimento, é só para manutenção e cuidados. Um Tempo para você se entregar à mão dos manutenciadores e nunca precisar desabar para se reconstruir.
Flávia Quaresma tatuou no braço esquerdo a expressão latina "Memento Vivere", algo como "Lembre-se de Viver".
Ponha na sua geladeira, na sua agenda, na sua culpa e em seu coração:
Projeto Humanidade 2012 - Lembre-se de Viver