terça-feira, 26 de junho de 2012

Vik Muniz e sua Poesia da Reciclagem

A foto do resultado do Projeto Humanidade, do artista Vik Muniz, me deu um grande impacto. Uma imagem de força, beleza e originalidade. Abraça todo o espírito da Rio+20. Reunir a degradação e dar uma nova forma para deixar o planeta bonito e sadio, como a "instalação" feita com a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o entorno destes pontos.
Foram utlizados 1,3 toneladas de lixo constituídos de garrafas pet, latas, papéis, sacos plásticos e até chapas de raio-x. Tudo transformado em arte, e em mensagem de vida. Pega-se restos, sem destinação nobre, elementos sem utilidade aparente, itens desprezados, reúne-se criativamente e recupera-se.
Abandonadas, essas mesmas coisas se tornariam poluentes e de decomposição extremamente lenta.
Vik Muniz, artisticamente, falou de maneira poética sobre o que podemos fazer na vida:
Pegar uma coisa e transformá-la em outra. Conceber uma saída ao que parece sem saída.
Realizou a Metáfora da Sublimação.
Sublimação o que é?
Colocar a energia da sua dor, de seus sentimentos opressores e transformá-los em algo produtivo e criativo.
Quando um compositor imagina em sua mente e "alma" a sua próxima obra; quando um estilista "alma" uma roupa; quando um decorador "alma" um projeto; quando uma anfitriã "alma" a mesa para o jantar; quando um cronista "alma" a sua crônica, quando um cirurgião “alma” a cirurgia, todos estão usando a fértil criação aliada a conhecimentos e a energia dos próprios sentimentos. Ou seja, colocam as energias dos sentimentos ruins e as inserem em uso transformador. Reciclam.
Quando estamos tomados por sentimentos difíceis, devemos tentar utlizar o afeto e a sua respectiva energia quantitativa em algo a fazer.
Sentimentos degradados, poluidores da alma se transformam em ações, projetos e tornam a nossa vida mais viável apesar dos pesares.
Sublimação pode ser a mudança de um estado psíquico para outro. Pode ser visto como uma ecologia emocional.
O psicanalista Caio Carrido assim reflete "...Mas me pergunto se o verdadeiro sentido que podemos dar à vida é o de que somos todos "artistas" de alguma forma".
A criação de uma vida, a recriação cotidiana dela nos leva ao compartilhado, ao outro, ao mundo. Ir para o mundo criando é renascer. Viemos ao mundo porque fomos criados, e nos inserimos nele mais fundo em cada recriação.
A vida é gerada na criação e mantida na recriação dela.
Como o Projeto, pegue os resíduos dos sentimentos que se permanecerem estragam nossa alma com peso e sofrimento e conceba uma forma reciclada a sua vida.
Na Tela de Vik Muniz tudo o que era lixo, se compos em arte e se transformou em luz, forma e cor, ao invés de dor.

Imagem: Obra do artista Vik Muniz feita com material reciclado na Rio+20