segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Em Qual Ato Você Quer Existir?


Fui a São Paulo no fim de semana e lembrei-me muito do tema que desenvolvi na última aula sobre desejo e vontade.
Lá, naquelas alamedas paulistanas, comecei a perguntar-me quantas pessoas saberiam discernir sobre a diferença entre uma e outra. 
Pensei se saberiam responder com segurança – “O que as leva a agir? A vontade ou o desejo?”
No sábado caminhava pela Alameda Lorena, quando percebi na esquina a loja da Bauducco, que na hora lembrou-me panetones e cafés...  A visão me despertou um desejo.


Este desejo de inspiração ítalo-paulistano se tornou algo potente e concreto: sentar-me para apreciar um café com panetone. 
Este querer apossou-se de mim... Mas em meu modo de pensar ele não era suficiente para que eu o realizasse. Era necessário, antes de qualquer coisa, elege-lo como dominante para que eu fizesse a passagem ao ato.
O desejo de comer e a vontade de realiza-lo deveriam se unir. 
O desejo de panetones repentinos e o desejo de manter o peso é uma antiga história em mim e sei que em muitas pessoas também.
Havia diante daquela esquina duas motivações contraditórias: comer panetone e guardar a linha.
 Em nossas vidas muitas contradições se apresentam...
Comprar uma bolsa e guardar o saldo bancário... Beijar alguém que você tenha se sentido atraído e preservar a fidelidade... Beber e manter-se fiel a decisão de manter-se longe da bebida... Dormir mais ou levantar para a ginástica...


A vontade difere do desejo.
Uma coisa é o desejo de beijar, outra é a vontade de realizar este desejo.
Qual parte vence esta batalha interna?
Esperar que o desejo desapareça? Melhor talvez seja saber que somos seres do desejo, mas que também somos seres da força da vontade.
Tudo pode passar como uma luta de boxe interior... Quem vence o combate?  Depende.
Como diz o pensador romano Ovídio – "As vezes eu vejo o bem, eu o aprovo e no entanto eu realizo o mal". Isto reflete um problema que é definido como fraqueza de vontade, uma acrasia.
Muitas vezes nos defrontamos com este dilema. 
Quem vence em você? 
A força do desejo ou a força da vontade?

Qual a melhor coisa a fazer? Dependerá de suas ponderações.
A força do desejo de fumar ou a força da vontade de não realiza-lo.
O que fiz naquele momento?
Refleti em silêncio enquanto o sinal verde para eu atravessar não abria.
Fiz uma negociação comigo. O meu desejo de abster-me da parada “panetonesca” partia da ideia de preferir deixar um crédito calórico para o jantar que teria naquele mesmo dia. Sabia também que ceder é me tornar mais vulnerável e mais frágil diante dos seguimentos de outros desejos.
Segundo Nietzsche, construir uma narrativa contínua em nossa existência é o que se denomina plano de vida.
Podemos derrapar diante dos estímulos que despertam em nós os desejos... Mas através dos planos pessoais de vida, saberemos depois por onde retomar.
 Os planos são os nossos “GPS Mentais” orientadores de nossos passos.
Alguns desejos são inimigos de nossos planos de vida.
Algumas vezes vale a pena usar a força de vontade para deixar determinados desejos de lado.
O “GPS Mental” se expressa com a sua voz lúcida que diz; “Epa... virar o olhar a primeira esquerda”.
Foi o que fiz quando a loja estava bem a minha direita!
Conforme afirmou Lacan:
“É no ato que você existe”.
Então... Em qual ato você quer com inteligência existir?



9 comentários:

  1. Querido mestre, que privilégio ser sua aluna! Esse assunto é demais! Sou igualzinha a você nesse aspecto (comer ou não uma guloseima).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise..Sua chegada ao curso foi mesmo muito boa.Sua atenção é estimulante.Todos ganham.
      O exercício da força é um bom meio de obedecer ao GPS Mental.
      Bj
      Manoel

      Excluir
    2. Obrigada pelas suas palavras tão carinhosas, querido professor!
      Aproveito para mais uma vez, para desejar-lhe MUITA saúde, alegrias, garra e que você continue nos abrilhantando com o seu Saber e o seu Ser. Happy Birthday!!!!!!!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa peleja diária . Ganho grande qdo a força da vontade vence o desejo... Sentimo-nos felizes, Crescendo .....
    Bj
    Verá Gon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Vencer os nossos boicotadores internos da viabilidade de nossos bons caminhos pessoais.Eis nosso combate.
      Bj
      Manoel

      Excluir
  3. A força da vontade para agir corretamente diante de um desejo
    nos leva sempre a exercitar o pensamento .
    Como somos contraditórios "Pensar Bem" é o passo inicial.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar Bem através das bias premissas.Sempre.
      Manoel

      Excluir
  4. Meu mais consciente desejo é permanecer o máximo de tempo possível em seus cursos que tanto me fortaleceram.
    Verinha

    ResponderExcluir
  5. Verinha..É sempre um prazer ter há tantos anos a sua escuta tão desejante de saber.
    Um beijo
    Manoel

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.